Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e música erudita presentes em sua história com a música.
Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, Hercules é bacharel em música pela UNICAMP. Já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior, como o Festival Piano (Buenos Aires, Argentina), o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba), o Brazilian Music Institute (Miami, EUA), o Festival de Inverno de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil) e o Savassi Festival (Belo Horizonte, Brasil). No Brasil, foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo (2012), do I Prêmio MIMO Instrumental (2014) e do Prêmio Cidadão SP na categoria cultura em 2020.
Como solista, atuou com orquestras como a OSUSP, Orquestra Jovem Tom Jobim e Orquestra Filarmônica de Montevideo (Uruguai). Em 2015, participou do projeto Gravação dos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali, no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Lançou quatro CDs: “Pianismo” (2013), “No Tempo da Chiquinha” (2018), “Tia Amélia para Sempre” (2020) e “Sarau Tupinambá” (2022).
Em 2021, realizou a websérie “Primórdios do Piano no Brasil”. Seu recital solo fez parte da programação da Osesp na Sala SP e do Festival de Campos do Jordão em 2021. Como solista, em 2023, executou o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra de João Rocha, dedicado a Hercules, com apresentação na OSUSP e na Orquestra do Espírito Santo. A convite da OSESP, participou da FIP – Festa Internacional do Piano – em duo com Nailor Proveta. Em junho de 2024, fez um show inédito, “Suíte Retratos”, em duo com Hamilton de Holanda no SESC Pinheiros, em São Paulo.
Hercules é a atração do show de abertura do LENÇÓIS INSTRUMENTAL 2024, no dia 1º de agosto, às 20h, no Teatro Artur Azevedo.